Genjutsus & Seus Efeitos
Como todos sabem, Genjutsus são, basicamente, técnicas que utilizam da mente de indivíduos desenvolvidos para criar Ilusões dos mais diversos tipos, que podem servir apenas para algum tipo de suporte, ataque (causando danos mentais ou sensação de dor física, que são aplicados normalmente no H.P, e ainda, desprezam a durabilidade do alvo, afinal estas dores são mentais).
Elas são as mais difíceis de serem domadas entre os três tipos principais de técnicas, sendo eles: Taijutsu, Ninjutsu e Genjutsu. O Genjutsu tem relação com o elemento Yin, relacionado ao mundo imaterial.
Tenha em mente que Genjutsu não concede uma vitória rápida, então, se optar por usar esse estilo, suas lutas podem demorar mais turnos (Nada de tentar paralisar e tacar Kunai, cortar garganta, jogar explosivo nem nada, pois você corre o risco de perder o foco na ilusão e ela se dissipar, a menos que você seja muito experiente, critério do narrador. É muito mais viável você ganhar a luta com os danos mentais do Genjutsu, ou de seus efeitos a longo prazo);
Com isso, foram definidas as primeiras regras básicas de Genjutsus:
- Todo o dano causado por Genjutsus é puro, ou seja, inutiliza a resistência e durabilidade ou qualquer especialidade do alvo para amenizar danos;
- Para utilizar Genjutsus no RPG, é necessário possuir, no mínimo, 6 pontos em M. Chakra e 6 em Inteligência, ou vice-versa. As únicas exceções (ou seja, não precisam de tais pontos) são: Portadores de Sharingan, Akagan e Kuramas. Não, pessoas sem clã ou KG não podem pegar Genjutsus por 3 pontos;
- Utilizar Genjutsus requer concentração, logo, dificilmente você conseguirá lançar um genjutsu e já ir pra cima do cara para mata-lo; Sendo necessário manter o foco do genjutsu primeiro.
- Não é possível criar dois Genjutsus que causem dano ao mesmo tempo em um único ou vários alvos. É necessário cancelar ou ter a ilusão atual inutilizada para lançar outra no lugar.
Tipos de Genjutsu
- Ficção: Você é capaz de criar algo que não exista no local, como pássaros em um deserto, água, uma casa em chamas. Afeta todos os inimigos no local.;
- Encanto: Encantos podem mudar as coisas que já existem. Essa é a principal diferença entre uma Ficção e um Encanto. Se você quer fazer com que um tronco de árvore no local se apodreça, que os cantos de pássaros ao redor se tornem em gritos de criaturas infernais, que sua aparência se modifique ou que um odor se transforme em outro, você deve usar o Encanto, mas note que aquilo que será usado no Genjutsu deve existir no local da luta. Tal como acontece com Ficções, todos dentro do alcance percebe a mesma coisa e reagem de forma adequada;
- Padrão: São responsáveis por afetar um sentido em específico, logo, são ótimos para causar distrações, ou efeitos mais atormentadores sobre os alvos. Todos no alcance sofrem com a ilusão, mas é óbvio que deve afetar o sentidso. Por exemplo, usar um genjutsu do estilo “Padrão” auditivo em um surdo, não terá efeito;
- Fantasma: Ao contrário dos estilos anteriores, esses Genjutsus apenas afetam um ou mais alvos específicos - dependendo da habilidade do usuário - . Se você quer criar uma técnica que apenas uma pessoa seja envolvida nela, e que as demais não percebam, use esse tipo! Um exemplo extremo é o Tsukuyomi, onde apenas uma pessoa é ciente de todas as ações;
- Sombra: As sombras são um estilo perfeito de Genjutsu. Representado pelo Idou dos Kuramas, os Genjutsus de sombra consegue enganar o cérebro dos indivíduos a tal ponto que realmente qualquer dano ou evento da ilusão se torna real, podendo até mesmo matar alguém com uma ilusão simples. Deve-se lembrar que cada jutsu dessa categoria possui uma fraqueza específica, como por exemplo Kotoamatsukami que precisa de um tempo especifico para ser re-utilizado. Essas técnicas também são fortes ao ponto de possuírem uma condição específica para dissipação, como a escuridão eterna de Hashirama, o Izanami de Itachi, ou o Kotoamatsukami de Shisui.
Em resumo:
- Ficção: Genjutsu de área, afeta todo mundo, mais fácil de ser dissipado e percebido. Só pode criar coisas que não existem no local, além de não criar nenhum dano nos alvos ou provocar efeitos mentais como paralisia;
- Encanto: Genjutsu de área, afeta todo mundo, mas fácil de ser dissipado e percebido. Altera algo que já exista no local, além de não criar nenhhum dano nos alvos ou proocar efeitos mentais como paralisia;
- Padrão: É aqui que os Genjutsus largam de ser suplementares e começam a causar dano no HP. É um Genjutsu de área, e requer ao menos um sentido específico para ser criado. Daqui em diante, todos os Genjutsus podem possuir efeitos mentais, como paralisia, sono e etc...;
- Fantasma: Afeta uma pessoa em específico. Qualquer outro efeito de Genjutsu pode ser aplicado aqui. Emocional, Real, Irreal, ou etc. É como se ele englobasse as três categorias anteriores, só que é aplicado à uma pessoa em específico. Todos os Genjutsus de Sharingans normais entram aqui;
- Sombra: Ápice do Genjutsu, qualquer ilusão pode ser criada, englobando uma ou mais pessoas, restrito para pessoas que tenham ao menos 1 especialidade na área de Genjutsu e uma pontuação excelente na ficha (250+ em Genjutsu). Quem for especialista em Genjutsu pode criar Genjutsus com condições específicas de dissipação, no entanto, quando um Genjutsu desse tipo é desfeito pelo alvo, o usuário sofre um enorme cansaço (semelhante ao Tsukuyomi falho de Itachi).
Identificando Genjutsu
Para que um Genjutsu possa ser percebido, é necessário extrema atenção do alvo em relação ao ambiente, seu corpo e suas habilidades. Conhecimento prévio do adversário também pode ajudar, onde por exemplo, caso lute com alguém famoso em Genjutsus, você provavelmente pode concluir que ele utiliza Genjutsu naquele momento.
Como todas as habilidades no RPG, as Vantagens podem ajudar na detecção de Genjutsus, tais como Sentidos Aguçados, ao ponto que podem sentir imperfeições no ambiente ou no estímulo sensorial, e assim, concluir a execução do Genjutsu. As Desvantagens também podem prejudicar e muito, por exemplo, alguém distraído dificilmente notaria um Genjutsu.
Dõjutsus em geral podem auxiliar na percepção de Genjutsu, mas apenas o Sharingan e Akagan em específico foram mostrados como mestres nessa arte ao ponto de até mesmo inverter um Genjutsu quando percebido. Vale lembrar que é variável você perceber um Genjutsu com Dõjutsu, vai depender de suas somas em sensoriamentou e as do ilusionista em Genjutsu.
Um outro fator que auxilia na percepção de Genjutsus são os aliados, eles podem perceber se existe algo errado com o seu corpo e te ajudar.
Simplificando: você pode perceber um Genjutsu imediatamente se sua soma em sensoriamento for 100 pontos maior que o Genjutsu do ilusionista. Caso seja 50 pontos maior, ou menor, você deveria utilizar o roleplay para detectar o genjutsu. Se sua soma em sensoriamento for 100 pontos menores que o Genjutsu do Ilusionista, dificilmente você iria perceber a ilusão, e precisaria de alguma ajuda externa.
- Em suma, apenas o narrador poderá dizer se o Genjutsu foi ou não detectado;
- Tenha em mente que detectar uma Ilusão não te livra dela, você precisa executar um dos métodos para se livrar da mesma:
- Caso ache seu argumento de detecção “válido”, você pode fazer a ação de anulação no mesmo turno em que o Genjutsu foi lançado, mas se o narrador não aceitar, você vai levar uma deliciosa infração pra largar de ser fominha;
- Mesmo com Dõjutsu, se você não tiver uma boa pontuação (ou seja, se por exemplo, o ilusionista for de Nível Jounnin e você de nível Gennin) vai levar infração do mesmo jeito e vai continuar no Genjutsu. Lembre-se que para isso, será levada em conta a soma de sensoriamento, já que os Doujutsus dão bônus nessa área;
- O ideal é fazer a detecção do Genjutsu em um turno e tentar dissipa-lo em outro.
Saindo de Genjutsu
Existem quatro tipos de anulamentos de Genjutsus, que serão explicados a seguir:
- Dor: Você pode dissipar uma ilusão com uma dor proporcional ao nível da ilusão, quanto mais forte é o Genjutsu, mais fatal e doloroso deve ser o ferimento;
- Genjutsu no Kai: Revertendo o fluxo de chakra, e gastando mais chakra que o ilusionista, você é capaz de negar um Genjutsu;
- Estado Corporal: Absorvendo chakras externos - como o Senpõ, Senninka e Jyuuinka - ou alterando violentamente o seu fluxo de chakra, em conjunto com a dor - Hachimon - pode ser dissipado o Genjutsu;
- Interferência de Terceiros: Quando seus aliados, Bijüs ou qualquer outra entidade dentro de seu corpo lhe ajuda a dissipar a ilusão.
Dor
Saiba que não é qualquer tipo de dor que irá te livrar do Genjutsu. Existem dores específicas, que podem ser ocasionadas pelo próprio player, ou por acidentes;
Cada ilusão requer uma dor de maior intensidade, quanto maior ela é, mais tu tem que se ferrar pra sair dela. Além de Explosões, queimaduras e etc… só são válidas esses tipos de dores para anular Genjutsus:
- Contusões: Livram de Genjutsus Básicos (D);
- Cortes leves: Livram de Genjutsus Básicos (D);
- Cortes profundos: Livram de Genjutsus Medianos (C - B);
- Torcimento ou Deslocamento de juntas/ossos: Livram de Genjutsus Básicos e Medianos, dependendo do narrador ( D - C - B);
- Quebra/Esmagamento de Ossos: Livram de Genjutsus de Médio e Alto nível (C - B - A)
- Feridas Fatais (Corações, Pulmão, Etc…): Livram de qualquer Genjutsu (D - C - B - A - S).
Genjutsu no Kai
Além de perceber o Genjutsu, para fazer o Genjutsu no Kai, é necessário utilizar sempre chakra a mais que o Genjutsu, por isso, fora estipulado, para técnicas com valores “padrões”:
- Rank D: 10 pontos a mais;
- Rank C: 20 pontos a mais;
- Rank B: 30 pontos a mais;
- Rank A: 40 pontos a mais:
- Rank S: 50 pontos a mais.
Estado Corporal
As técnicas de estado corporal conseguem anular o fluxo após o seu primeiro uso e a evolução de suas fases, aqueles que podem quebrar genjutsus são - os valores entre parenteses mostram quais Rankings são capazes de serem anulados:
- Kujaku Myouhou (S);
- Sennin Modo (S);
- Hachimon Tonkou (D - S);
- Jyuuinka e Senninka (A - S).
Para jutsus como Hachimon Tonkõ e Senninka, deve-se ter em mente que casa portão irá anular um tipo único de Genjutsu, e não, ele não te torna imune em Genjutsus por estar com ele ativo. Ou seja, ativou o portão, já pode ser colocado em Genjutsu novamente:
- 7° Portão: quebra Genjutsus S
- 6° Portão: quebra Genjutsus A
- 4 e 5° Portão: quebra Genjutsus B
- 1 - 3° Portão: quebra Genjutsus C - D
Para Senninka, a primeira fase dele (ou do Jyuuinka) cancelam apenas Genjutsus de Rank A, e a fase completa cancela Genjutsus Rank S.
Interferência de Terceiros
Seu Bijü ou sua entidade pode quebrar um Genjutsu de qualquer Ranking a cada 2 turnos (ou seja, se usou agora, só pode quebrar daqui a dois turnos SE TIVER AMIZADE COM BIJÜ), acesso ao chakra dele, como Naruto fez no clássico, apenas quebra ilusões até Ranking A. Já seus aliados em On-game podem lhe ajudar quantas vezes for necessário com todos os Genjutsus, sem restrição de turnos. Porém, eles terão de realizar o genjutsu no Kai em você, seguindo a mesma regra de gasto de chakra a mais.